terça-feira, 7 de outubro de 2014


 PROJETOS DESENVOLVIDOS NA DISCIPLINA DE INGLÊS – 1º TRIMESTRE
PROFESSORA: ADRIANA VETTORELLO

Ao iniciar o ano letivo a EMEF. SÃO JOÃO apresentou como proposta de trabalho o tema: ‘AS RELAÇÕES E EU’ onde o objetivo e trabalhar com os todos os segmentos escolares as diferentes formas pelas quais nos relacionamos e interagimos com as outras pessoas em um determinado grupo social e na sociedade.
Com o objetivo de mostrar que a Língua Inglesa é uma matéria que também oportuniza discussões sobre os mais diferentes temas busquei através do levantamento de ideias bem como dos interesses apresentados pelos alunos desenvolver projetos que contemplasse a temática da escola e ao mesmo tempo despertasse o gosto e interesse pela disciplina de Inglês.
Assim apresento os projetos que foram desenvolvidos com as turmas do 6º ao 9º Ano os quais revelaram grandes surpresas e uma satisfação enorme em ver o envolvimento dos alunos e a superação em algumas atividades propostas. Ao final as turmas fizeram uma auto avaliação e uma avaliação geral dos projetos desenvolvidos.

TURMAS: 9º 91 E 92
PROJETO: WORLD CUP 2014
PERÍODO: MAIO A JUNHO/2014
JUSTIFICATIVA: O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Mesmo ganhando ou perdendo as pessoas continuam com a paixão. Quando se fala de Copa do Mundo todos ficam atentos para torcer por seu país, não importa onde está todas as nações se unem e acompanham este grande evento. A Língua Inglesa é considerada o idioma mundial e a comunicação da Copa do Mundo é feita em inglês, desde a língua usada entre jogadores de seleções diferentes até a apresentação dos times, países e jogadores na TV. Muitos brasileiros se prepararam para buscar vagas no mercado de trabalho nesta época da copa e, para isso, buscaram aprender o Inglês para poderem se comunicar. Desta forma, o projeto usa o tema como forma de mostrar a importância do idioma, de expandir o vocabulário dos alunos, além de trabalhar através da leitura, escrita e oralidade toda a questão cultural e os temas transversais como Ética e Meio Ambiente.
Sensibilização através de perguntas e respostas sobre o t ema apresentado.
· Os alunos desenvolveram as atividades a partir de aulas expositivas, do uso das tecnologias disponíveis na escola, atividades de pesquisa à internet direcionada pela professora da disciplina e pela professora do Laboratório de Informática.
· Divisão dos grupos: Origem das Copas, Cultura dos países, Países Participantes, Meio Ambiente: pontos Positivos e Negativos
· Os temas foram pesquisados e discutidos no grupo.
· Elaboração do trabalho escrito em inglês com os passos apresentados pela professora.
· Escrita de um diálogo pelos grupos entre turistas e brasileiros para posterior apresentação aos colegas.
· Elaboração de um Power Point do trabalho para apresentação aos colegas.

POWER POINT 
Turma 91
 
 

Turma 92
 
 
 



FOTOS DOS TRABALHOS



TURMAS: 8º 81 E 82
PROJETO: TRABALHANDO COM MÚSICA
PERÍODO: MAIO A JUNHO/2014
JUSTIFICATIVA: Os alunos dos 8º Anos demonstram grande interesse pela música e jogos. Através desta proposta os alunos percebem que a música que está estudando na escola é a mesma que ele ouve no rádio ou na televisão e, que a Língua Inglesa não é mais uma matéria sem sentido. O ensino através da música oportuniza discussões sobre temas polêmicos como: violência, preconceito, paz, guerras, racismo, doenças, sexo. Permite o estudo, o contato e a união entre culturas diferentes. Temas estes que se tornaram eixos do Tema da Escola: As relações e eu.

Desenvolvimento do trabalho:

Parte I
Escolher uma música e entregar a letra impressa com os nomes dos componentes do grupo. Escolher músicas com temas apropriados ao ambiente escolar observando as temáticas citadas na proposta do projeto.

Parte II
O clipe:
· O clipe será uma tradução por imagens. Para cada verso da música, escolher uma imagem que represente o que está sendo cantado.
· As imagens utilizadas no clipe poderão ser dos próprios participantes do grupo ou imagens em geral, retiradas da internet, filmes, entre outros.
· Juntamente com as imagens, deverá aparecer a letra da música em inglês. O trabalho foi entregue m CD ou DVD

CLIPS 
 Turma 81

 
 
Turma 82
 


TURMAS: 7º 71 E 72
PROJETO: TRABALHANDO COM MÚSICA
PERÍODO: MAIO A JUNHO/2014
JUSTIFICATIVA: Um dos maiores desafios no ensino de Língua Inglesa é despertar nos alunos o interesse pelo aprendizado da língua, sempre vista como distante da sua realidade. O ensino através de atividades com música permite contextualizar e dar sentido a aprendizagem. O ensino de inglês através de músicas facilita a compreensão, torna as aulas mais interessantes, possibilita o estudo da cultura, facilita a aprendizagem da pronuncia correta, é um material de fácil acesso e permite abordar diferentes temas. Temas estes que se tornam eixos do Tema da Escola: As relações e eu. Enfim, despertar o gosto pela Língua Inglesa. 

MÚSICA ‘We are the world” (Michael Jackson)
· Apresentar a letra da música "We are the world". Pedir que os alunos identifiquem termos e expressões que possam "dar sinais" do tema tratado no texto. Fazer um "brainstorming" dos termos e palavras sugeridas, escrevendo-as no quadro e discutindo uma a uma, a relação que têm com o tema geral.
· Escutar a música
· Distribuir partes da letra da música para serem trabalhadas em grupos. Cada grupo fica com uma parte para discutirem e escreverem a sua versão, destacando os aspectos lexicais encontrados em cada parte.
· Assistir ao Clip da Música na versão Inglês e a letra em Português criada por cantores em Brasília no projeto: ‘Por um mundo melhor’.
· A partir das atividades definir com os alunos o que eles entendem sobre responsabilidade social.
· Lançar questões norteadoras para escrita de uma paródia em Português e Inglês.
· Ao final deste momento, é importante que os alunos compreendam que ações de responsabilidade social podem ser realizadas por todos, pela compreensão de seu conceito.
· Confecção de cartazes.

Parodia turma 71
WE ARE THE WORLD
Let's answer the call
To conquer a better world
Let's walk together,
For the world depends on us
Life is the gift that we wish
(Katiele, Ana Júlia, Deividi e Jéssica)

We are life
We are the planet
We are one and it's time to act
We can not sit
Watching the world collapse
It's time to fight,
Help, advise
It's time to renew hope
(Jeanine, Daniele e Laira)

Let's take care of planet earth
Help the needy and poor
So the world needs people
To do this
(Willian, Cléberson, Gustavo)

We are the world
We are a nation
We are children
Let's help people
Let's donate and make a better world
(Rhuan, Eros e Jeferson)

We distribute feelings of solidarity
Where people care more about love
Just as God taught us to share
Strengthening the bond between people
(Tassiane, Luana e Júlio)

We can not give up what they have achieved
And from that we can still win
If we give up we become losers
So if you fall,
lift and move on
(Caroline e Gabriele)

Paródia turma 72
WE ARE THE WORLD
Life is a great gift of God
It’s time to hold hands
And unite to stop the sadness and loneliness.
(Bruna, Caroline, Janaina e Danieli)

It's time to stop pretending
Change is coming
We're all friends
And together we are a beautiful family
Love is all we need
( Minéia, Djenifer, Isabeli, Paola e Gabriela)

We are the ones we should bring peace to the world
Together we can make the day better
Let's start giving our best
Helping others
Let's change the world
Together you and me
(Samuel, Leonardo, William Mateus e Willian Pierre)

For a better world
You must not think only about us
You need to feel our hearts
As one.
(Lucas, Vitor, Kevin, Luan e Felipe)

When you are sad
Seeming that there is no light to guide you
If we are united
There's no way we fall
( Bruna, Caroline, Janaina e Danieli)


FOTOS


TURMAS: 6º 61 E 62
PROJETO: BALL’S ALPHABET
PERÍODO: MAIO A JUNHO/2014
JUSTIFICATIVA: Com a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 o projeto foi escolhido com o intuito dos alunos ampliarem seu conhecimento de língua inglesa, por meio desse tema tão popular e familiar aos brasileiros, que é o futebol, a Copa do Mundo. Além de despertar o gosto de aprender o idioma através de atividades lúdicas e de interação entre os alunos observando os temas transversais citados.
Desenvolvimento
Sensibilização: A professora passa uma bola de papel com diferentes palavras (escritas em inglês) dentro da mesma e que remetem ao futebol. Cada aluno retira uma palavra e fala o que significa dentro do contexto estudado.
- Confecção do livro: Ball’s Alphabet o qual irá conter vocabulário, breve história da Copa, bandeiras, relação dos países que irão participar da Copa.
- Encenação de um diálogo.
- Texto: Jogo de bola de Cecília Meireles onde a partir da versão em português será reescrito em inglês. (explorar a rima e trabalhar as cores em inglês (retomá-las)).
- Realização de uma competição para ver quem conhece mais os termos em inglês relacionados à Copa do Mundo. Neste momento será realizada uma atividade que explore também alguns verbos que foram estudados relacionados aos esportes.


FOTOS






Nenhum comentário:

Postar um comentário