SUSTENTABILIDADE





SUSTENTABILIDADE

Ser sustentável é a capacidade de estabelecer um sistema equilibrado que poderá suprir as demandas necessárias sem esgotar suas fontes, enquanto gera consequências que poderão ser absorvidas pelo mesmo sistema, transformando o ciclo em algo capaz de se manter por um longo período.
Dessa forma, o conceito de sustentabilidade pode ser empregado em inúmeros aspectos, como em uma organização social, passando por empresas e relações familiares, até chegar à esfera de manutenção da vida global.
Foi com essa preocupação de manter a vida na Terra que especialistas começaram a discutir a sustentabilidade focada no uso responsável dos recursos naturais para satisfazer as necessidades atuais sem comprometer as futuras gerações.
A primeira a empregar o termo foi a norueguesa Gro Brundtland, ex-primeira ministra de seu país, no relatório Our Common Future (Nosso Futuro Comum), também conhecido como Relatório Brundtland (1987), que relacionava meio ambiente com progresso.
A ideia central da sustentabilidade é que é possível continuarmos vivendo e nos desenvolvendo de forma com que haja continuidade e equilíbrio em relação aos recursos disponíveis. Tudo o que se retira – se apenas retiramos – uma hora vai acabar. Assim, devemos oferecer ao planeta tanto quanto retiramos dele.

Trazendo a discussão para o nosso quintal, se eu posso derrubar uma árvore porque quero construir 


PILARES DA SUSTENTABILIDADE


Resultado de imagem para tripé da sustentabilidade



Há quatorze anos, o sociólogo e consultor britânico John Elkington formulou oconceito Triple Bottom Line – o tripé da sustentabilidade – expressão consagrada atualmente e também conhecida como os “Três Ps” (people, planet and profit) ou, em português, “PPL” (pessoas, planeta e lucro).

SOCIAL – Refere-se ao tratamento do capital humano, as pessoas de uma empresa ou sociedade: salários justos, adequação a legislação trabalhista e ambiente de trabalho agradável. Tambem e imprenscidivel atentar para os efeitos da atividade econômica nas comunidades vizinhas ao empreendimento.
AMBIENTAL – Refere-se ao capital natural de uma empresa ou sociedade. Nesse aspecto, a empresa ou a sociedade deve pensar nas formas de amenizar e compensar os impactos ambientais. Deve ser levado em conta a adequação à legislação ambiental e a vários princípios discutidos atualmente.
ECONÔMICO – É resultado econônimico positivo de uma empresa. Essa perna do tripé deve levar em conta os outros dois aspectos
Resultado de imagem para dia da terra 22 de abril
O Dia da Terra é comemorado anualmente em 22 de abril, em todo planeta.Também chamado de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra, esta é uma data para reconhecer a importância do planeta, e para refletir sobre como podemos colaborar para proteger a Terra.
O Dia da Terra foi comemorado pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970. No primeiro "Dia da Terra", o senador americano Gaylord Nelson organizou fórum ambiental, que chamou a atenção de 20 milhões de participantes.Atualmente, o Dia da Terra é comemorado por aproximadamente mais de 500 milhões de pessoas ao redor de todo o mundo.


SUGESTÕES SOBRE O TEMA DISPONÍVEIS NESTA PÁGINA DO BLOG
MÚSICA: O sal da Terra
VÍDEO: A carta da Terra para crianças
Livro: Azul e lindo, planeta Terra nossa casa

Publicado em 18/04/2017





Resultado de imagem para fica a dica





TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO NA NATUREZA
Resultado de imagem para tempo de decomposição dos materiais na natureza



ILUSTRAÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA




Resultado de imagem para 22 de março dia mundial da água





Publicado em 20/03/2017


Imagem relacionadaO acervo da Revista Nova Escola disponibiliza mais de 260 links com reportagens, entrevistas, infográficos, vídeos, testes e planos de aula sobre meio ambiente e sustentabilidade.














Resultado de imagem para 05 de junho dia do meio ambiente

05 de Junho  - Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. 

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.


Os principais objetivos das comemorações são:

1. Mostrar o lado humano das questões ambientais; 

2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; 

3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; 

4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.   O tema do Dia Mundial em 2009 é:
 “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”.

Ele reflete a urgência de que nações atuem de maneira harmônica para fazer frente às mudanças climáticas, para manejar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza. 

  Publicado em 05/06/2017




Imagem relacionada
vídeos do youtube

Resultado de imagem para pesquisa na internet


sites para pesquisa























Greenpeace

É possível viver com 110 litros de água por dia? Veja como seria a sua vida

Simulador de consumo de água

Pegada de carbono é o quanto uma pessoa emite de gases de efeito estufa em decorrência de suas atividades diárias. Tudo o que fazemos emite carbono, portanto nosso estilo de vida tem impactos ambientais globais. CALCULE A SUA AGORA



ENERGIAS RENOVÁVEIS



AS ENERGIAS RENOVÁVEIS


Resultado de imagem para PORTAL PENSAMENTO VERDE



O Pensamento Verde é um portal focado em sustentabilidade e meio ambiente, que tem como objetivo abordar os temas e ações voltados para o assunto.
http://www.pensamentoverde.com.br/







livros e book, livros animados


Zequinha e a PORQUINHA poupança

JUCA PINGO D'ÁGUA


UM LIVRO DE ANA CRISTINA MELO:
Resultado de imagem para o banho de ninaNina adora prolongar-se no banho. Ainda mais quando está na companhia da boneca Lili, que, na sua opinião, também merece uma boa ducha. Mas o alerta da mãe, acrescido de uma matéria na TV, faz com que a menina tome um baita susto - seus longos banhos podem fazer com que se acabe a água do mundo.
PARA LER CLIQUE NA IMAGEM CAPA DO LIVRO








Resultado de imagem para ruth rocha planeta azulUm belíssimo livro, voltado para a importância de cuidarmos bem de nossa grande casa - o planeta Terra - única possibilidade de vida das atuais e das futuras gerações, que merecem encontrá-lo azul e lindo.
O que devemos fazer para que a Terra não se transforme num ambiente hostil, com muitos desertos, águas envenenadas, florestas devastadas, onde seria impossível viver?









Resultado de imagem para MÚSICA PALAVRA


PLANETA ÁGUA

O SAL DA TERRA


Resultado de imagem para palavra jogos

CAPITÃO TORMENTA E AS ESTAÇÕES DO ANO

JOGO DO DESPERDÍCIO DA ÁGUA

JOGO MISSÃO - PRESERVAÇÃO DA ÁGUA/SEPARAÇÃO DO LIXO

SHOW DO CHUÁ - MEIO AMBIENTE (ÁGUA)

NA MIRA DA RECICLAGEM
Use as setas de navegação e cuidado para não pisar na grama
Coloque os lixos nas latas corretas
Use as setas de navegação para se movimentar
e a barra de espaços para pegar os lixos e colocá-los nas lixeiras corretas.
Encontre e clique nos cinco erros que não se deve fazer na praia.
Ajude o jardineiro, plante uma árvore e ajude o meio ambiente
Ajude o menino recolher o lixo do parque antes que o tempo acabe
Arraste os tanques de gás nos carros vermelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário